Programa Poli Recicla

A expressiva escala da comunidade politécnica, considerando professores, funcionários e alunos, bem como sua alta variedade e complexidade de atividades, exigiu da Escola Politécnica a criação do Poli Recicla, pois devemos considerar:

0
pessoas/dia
0
edifícios na Poli

Você já imaginou todas estas pessoas trabalhando e estudando de segunda a sexta-feira? E consequentemente gerando resíduos dos mais diversos tipos, desde resíduos típicos de escritório até resíduos laboratoriais. Neste contexto, o projeto de gerenciamento de resíduos sólidos do Poli Recicla se iniciou seguindo as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS Lei 12.305/2010), assim como de outras normas e  legislações pertinentes.

Sendo assim, o Programa Poli Recicla foi criado pela Diretoria da Escola Politécnica no segundo semestre de 2006, integrando a Poli ao Programa USP Recicla, de responsabilidade da SGA (Superintendência de Gestão Ambiental).

O Poli Recila compreende uma atuação mais proativa da Escola na gestão de seus resíduos, sendo  possível transmitir conhecimentos, desenvolver habilidades e atitudes comportamentais relacionadas à qualquer componente ambiental e dever social, remetendo ao compromisso da Escola em busca de soluções ambientalmente adequadas.

O Poli Recicla tem por missão incorporar o gerenciamento sistemático e sustentável dos resíduos gerados ao sistema de gestão da Escola Politécnica, além de estimular a comunidade a participar deste processo.

Comissão

Coordenadores:

Prof. Dr. José Carlos Mierzwa

Profa. Dra. Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo

Gestora:

MSc. Camila E. Marinho

Membros discentes:

Felipe Roberto Dias

José Samuel Sozigam

Antonio Livio da Silva Nunes (Representante PMT)

Edson de Moura (Representante PTR)

Eric Piaga Pessoa Lima da Silva (Representante PME e PMR)

Fabio Campos (Representante PHA)

José Ivan Nunes Leite (Representante PQI)

Jorge Sakamoto (Representante PMI)

Mario Sabro Sanematsu (Representante PSI e PTC)

Mario Souza Takeashi (Representante PCC)

Valdineia dos Santos Silva (Representante PEF)

Gerenciamento de Resíduos

A gestão dos Produtos Químicos Controlados demanda uma atenção especial em relação ao controle da sua aquisição, estoque e utilização. Diversos produtos químicos são controlados por órgãos federais (Polícia Federal e Exército Brasileiro) e estaduais (Polícias Civis dos Estados), em razão de suas características especiais.

Levando-se em conta a relevância do assunto, destaca-se que os laboratórios que utilizam tais produtos controlados são responsáveis por todas as etapas do processo de gestão, que inclui a aquisição, o uso, o armazenamento e o descarte final. As trocas oportunas entre os laboratórios devem ser promovidas, minimizando a aquisição de novos produtos, assim como de resíduos gerados.

Por estas razões e para assegurar o cumprimento da Legislação específica (Lei nº 10.834/2003, Decreto nº10.030/2019, Decreto 6.911/1935, Portaria DPC 3/2008, Portaria 27/2013 e Portaria MJSP 240/2019), a Escola Politécnica deve apresentar, relatórios periódicos com as informações sobre esses produtos (vide seção Lista de Produtos Controlados), o que requer que cada Laboratório da Escola encaminhe um formulário (vide seção Formulário para preenchimento pelos laboratórios) relatando a compra e o consumo destes produtos controlados.

Devem ser apresentados corretamente todos os produtos utilizados, suas quantidades, além de anexadas as notas fiscais em ocasiões onde houver compras. Recomenda-se que a nota fiscal, em versão eletrônica ou digitalizada, seja convertida ao formato PDF.

Informações mais detalhadas nos anexos (vide seção Manual de Produtos Controlados) ou através do e-mail quimicos.poli@usp.br.

Devido a alta demanda por descarte de resíduos eletrônicos, o Poli Recicla disponibilizou, para o prédio da Administração e da Engenharia Elétrica, coletores de resíduos eletrônicos de modo a evitar o mau acondicionamento e destinação dos mesmos. Na Administração, alocou-se dois coletores de 240 L, no Serviço de Informática enquanto na Elétrica, alocou-se dois coletores de 1.000L. Quando estes coletores atingem a capacidade máxima, os responsáveis dos prédios acionam o CEDIR (Centro de Descarte de Resíduos de Informática) e a Seção de Veículos para agendar uma data para retirada e comunicam ao Poli Recicla a solicitação de descarte, possibilitando o acompanhamento da ação.

Acompanhe a Poli nas redes sociais!