Confira como ficaram as atividades da Graduação durante a pandemia
FAQ da Graduação: A Poli está Online
(atualizado 11/05/2020)
Mensagem da Diretoria
FAQ da Fase 2
(atualizado 11/05/2020)
De acordo com a divulgação do “FAQ da Fase 1” disponibilizado logo abaixo neste site em 1º de abril de 2020, a Poli, com base nas diretrizes COVID-19 da PRG e demais orientações do Estado, identificou três fases para o período letivo. A fase 2, assim como a fase 1, está compreendida dentro do período de Pandemia.
Durante a fase 1, a Poli tomou todas as ações possíveis para incluir estudantes que não tinham acesso remoto ou computador, visando atingir o maior número possível e resguardar àqueles que mesmo assim ficarem sem acesso remoto que eles não sejam prejudicados.
A fase 2, iniciada em 04/05/2020, é a fase onde os professores podem aplicar avaliações para nota. A recomendação da Diretoria, da CG e das CoCs/CCB da Poli é que todas as disciplinas apresentem um plano de ação para aqueles estudantes que por motivo de força maior não possam realizar as avaliações, de maneira que não sejam prejudicados.
A fase 3 está compreende o período de Pandemia em que haverá o retorno às atividades presenciais dentro da Universidade. Os detalhes sobre esta fase serão divulgados oportunamente.
A Pró-Reitoria de Graduação da USP (PRG):
- identificou que 97% das disciplinas da Poli, e 90% de toda a USP, continuaram suas atividades acadêmicas após a quarentena.
- Estabeleceu que aulas e atividades que são essencialmente práticas, e que só podem ser ministradas de forma presencial, deverão ser repostas após a retomada das atividades presenciais.
- Regulamentou que a data limite para trancamentos em disciplinas passou a ser 20 de junho de 2020.
- Manteve o período de matrícula para o 2º semestre (1ª interação) de 22 a 29 de junho de 2020.
- Além da ação da Poli em parceria com a AEP e o Grêmio, os órgãos centrais da USP também disponibilizaram kits internet para estudantes da Poli qualificados no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil da USP.
- Autorizou formalmente (resolução 7949 de 27-04-2020) no âmbito da graduação da Universidade de São Paulo, em caráter excepcional, a substituição das aulas, avaliações e atividades presenciais, do ano letivo de 2020, por equivalentes que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação.
- Estabeleceu nessa mesma resolução que “o pré-requisito, de qualquer natureza, exigido em disciplinas ficam suspensos para o ano letivo de 2020”.
- Adicionalmente estabeleceu que “deverá ser observada reposição prioritária e condensada das atividades acadêmicas para os alunos com conclusão do curso prevista para o primeiro semestre do ano letivo de 2020”.
Sim. No entanto é preciso seguir as diretrizes da Diretoria e CG apresentadas no item 4. Essas diretrizes visam orientar os professores na elaboração de avaliações específicas e sugerir àqueles que não possuem experiência com avaliações remotas. Deve-se tomar muito cuidado com avaliações síncronas (online) pois muitos estudantes reportam conexões instáveis.
- A Pró-Reitoria de Graduação autorizou o professor a aplicar métodos e critérios de avaliação diferentes dos previstos nas ementas. Assim, pode-se substituir as provas tradicionais por trabalhos, seminários, projetos, etc. O professor deve comunicar à CoC/CCB o método e o critério de avaliação a ser utilizado e deve comunicar formalmente aos estudantes por meio do e-Disciplinas ou AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) equivalente que estiver sendo utilizado.
- As diversas CoCs/CCB irão coordenar as avaliações dentro de seu âmbito no período estipulado pela Diretoria e CG, inclusive harmonizando as datas e horários das avaliações. Portanto, todos os processos de avaliação devem ser combinados com a CoC do se curso ou CCB (se for o caso) com antecedência. Deve-se ter muito cuidado para não haver sobreposição ou excesso de avaliações em um mesmo dia. As avaliações que não valham nota não precisam ser coordenadas pela CoC/CCB.
- Em disciplinas com mais de uma turma e docentes diferentes, a equipe deve adotar o mesmo método de avaliação para a disciplina, e não para cada turma.
- As datas, horários e duração das avaliações devem ser combinadas e agendadas pela CoC/CCB para que não haja sobreposição ou excesso de avaliações em um mesmo dia. Nesse sentido, assim que for divulgado este FAQ, o professor deve agendar com a CoC/CCB, preferencialmente ouvidos os representantes discentes (RDs), a melhor data para realizar a avaliação. Aguarde a concordância da CoC/CCB do seu curso para divulgar a data aos estudantes.
- Passamos a fase de inclusão (fase 1) e na fase 2 os estudantes que forem exceções deverão ser tratados especificamente. Assim, o professor deve ter um plano de ação para identificar rapidamente os estudantes com dificuldade em realizar a avaliação remota e definir como tratará esses casos (se houver), lembrando que nenhum estudante pode ser prejudicado por motivo de força maior, como falha de conexão remota ou inadequação de infraestrutura. Esses casos devem ser tratados de imediato (não por meio de Subs, RECs ou equivalentes) de comum acordo com a CoC/CCB do seu curso. Uma forma de identificar antecipadamente se os estudantes estão acessando o AVA é extrair um relatório (log) de acesso que todo professor pode extrair no e-Disciplinas (opção participantes, mostrar todos os participantes).
- Estudantes que não tiverem acesso remoto permanente durante a avaliação ou local adequado para realizar as avaliações devem comunicar imediatamente ao professor e a coordenação da CoC/CCB por e-mail.
Não. As avaliações durante a fase 2 deverão ocorrer no período de 13/05/2020 a 02/06/2020, em horários definidos pelas CoCs/CCB. O Ciclo Básico deve seguir um calendário específico de avaliações que será do dia 27/05/2020 a 02/06/2020. Outros períodos para aplicação de avaliações (se o professor planejar mais que uma avaliação) serão definidos pela CoC/CG, mas isso dependerá do desenrolar do período de quarentena. Já os procedimentos para avaliações durante a fase 3 serão divulgados posteriormente.
Sim, o seu professor, após a concordância da CoC/CCB do seu curso, deve fazer o comunicado com pelo menos uma semana de antecedência. A CoC e a CCB também irão divulgar o calendário com as datas de todas as avaliações.
Problemas de saúde, problemas de conexão com a internet ou de local inapropriado durante a realização da avaliação ou em sua submissão, falha no sistema onde está sendo aplicada a avaliação, dentre outros. Por esse motivo o professor deve planejar suas avaliações de maneira a minimizar esses problemas (p.ex. com entrega de trabalhos, etc.) e deve ter sempre um plano de ação para os estudantes que não tiverem acesso remoto adequado e que não podem ser prejudicados por isso.
Uma possibilidade para estes casos é aplicar para esses estudantes uma avaliação de reposição logo após detectado o problema. Mesmo para as disciplinas em que a avaliação substitutiva estava prevista, deve-se também garantir que o estudante faça uma outra avaliação logo na sequência da ocorrência. Não se deve resolver o problema desses estudantes no “default”, ou seja, aplicar avaliação substitutiva ou REC ao final do semestre. Lembre-se também que esse plano de ação deve ser combinado com a CoC ou CCB.
Entre imediatamente em contato por e-mail com o professor da disciplina e com a CoC ou CCB, justificando o porquê não conseguiu realizar a avaliação. Lembre-se, sua justificativa só será aceita desde que você se enquadre em problemas citados no item 7 deste FAQ ou equivalentes.
Utilizar o e-Disciplinas (ou AVA equivalente) é a melhor maneira. A CG está preparando um documento com dicas de como realizar essas avaliações.
A CG e as CoCs está disponibilizando um passo a passo preparado pelo PMR-EPUSP sobre como utilizar o e-Disciplinas para elaborar avaliações à distância.
Sim. Primeiramente, as avaliações remotas podem ocorrer de forma assíncrona (offline) ou síncrona (online). No caso da avaliação assíncrona (offline), o estudante precisa apenas se conectar para baixar as instruções e para entregar a avaliação, em um horário à sua escolha dentro do período estipulado pelo professor. Cabem nessa catergoria trabalhos, projetos, seminários ou atividades similares e provas teste ou provas escritas (texto ou numérico) que tenham prazo para entrega maior que o horário da aula. Nesses casos, oferecemos algumas sugestões:
- Prova (teste ou escrita) assíncrona com prazo para entrega:
- aplicar de acordo com a agenda da CoC/CCB ou na ausência desta em comum acordo com a turma
- adotar ferramentas como e-Disciplinas (ou AVA equivalente);
- o professor deve ter um caminho de comunicação instantânea (como e-mail ou WhatsApp) para minimizar problemas;
- no caso de avaliação escrita, pode ser manuscrita com upload da foto da prova (mais segura) ou pode ser feita no formato pdf (editor de texto, planilhas, programação, etc);
- ter um professor e/ou um técnico de plantão durante o período de aplicação da avaliação para dar suporte em eventuais falhas no sistema que podem ocorrer durante a sua realização ou durante a submissão.
- Trabalho ou projeto assíncrono:
- adotar ferramentas como e-Disciplinas (ou AVA equivalente);
- pode ser individual ou em grupo;
- a entrega pode ser no formato de um relatório;
- recomenda-se que uma parcela da avaliação seja individual.
- Seminário assíncrono:
- adotar ferramentas como e-Disciplinas (ou AVA equivalente);
- pode ser individual ou em grupo;
- entrega no formato de vídeo;
- recomenda-se que uma parcela da avaliação seja individual.
A avaliação síncrona (online) é aquela em que o estudante precisa estar conectado em tempo total (ou parcial) durante um horário específico e limitado para realizar a avaliação. Como regra, tal avaliação deve ser aplicada no horário de aula ou como definido pela CoC/CCB. Neste caso, deve ser cercada de cuidados pois os estudantes podem perder a conexão e serem prejudicados. Assim, pense se, na sua disciplina, você não pode privilegiar avaliações assíncronas (offline).
No caso da avaliação síncrona (online), algumas sugestões são: avaliação continuada, prova oral, provas “teste” e escrita (texto ou numérico). No entanto, muitos cuidados devem ser tomados para aplicar essas avaliações síncronas. Nesse sentido, recomenda-se no mínimo seguir as orientações:
- Avaliação continuada síncrona:
- Deve demandar pouquíssimo tempo
- aplicar com regularidades previsíveis (uma por aula) no horário da aula, sem extrapolar esse horário, mas com alguma tolerância para entrega dentro da aula.
- o critério de avaliação previsto anteriormente à Pandemia pode ser utilizado, distribuindo os pesos de cada avaliação continuada para cada prova prevista originalmente ou defina um novo critério de avaliação comunicando a CoC/CCB e divulgue-o antecipadamente aos estudantes pelo e-Disciplinas.
- Prova oral:
- ideal para turmas pequenas e médias;
- pode ser individual ou em grupo;
- agendar um horário para cada estudante ou grupo de estudantes;
- mesmo no caso de prova em grupo, uma nota deve ser alocada a cada integrante do grupo;
- aplicar de acordo com a agenda da CoC/CCB ou na ausência desta no horário da aula, respeitando esse horário. Em especial, caso sua disciplina seja do ciclo básico, aplicar de acordo com o calendário de avaliações definido pela CCB.
- Prova “teste” síncrona:
- adotar ferramentas como e-Disciplinas ou (AVA equivalente);
- montar um banco de questões (em geral 3 vezes mais questões do que o número previsto para a avaliação) e utilize a opção de embaralhamento de perguntas e respostas para minimizar o risco de trocas de informações;
- atribuir tempo para cada pergunta;
- ter um professor e/ou um técnico de plantão no momento em que for aplicada para dar o suporte aos estudantes em eventuais falhas no sistema;
- aplicar de acordo com a agenda da CoC/CCB ou na ausência desta no horário da aula e respeitar o horário de aula. Caso sua disciplina seja do ciclo básico, aplicar de acordo com o calendário de avaliações definido pela CCB.
- Prova escrita síncrona:
- adotar ferramentas como e-Disciplinas (AVA equivalente);
- sugerir que o estudante abra a câmera em algum momento do processo de avaliação. Não se recomenda ter mais que quatro câmeras abertas ao mesmo tempo por restrições de banda de conexão;
- pode ser manuscrita com upload da foto da prova (mais segura) ou pode ser feita no formato pdf (editor de texto, planilhas, programação, etc);
- o professor deve monitorar o sistema para eventuais dificuldades que o estudante venha a ter;
- aplicar de acordo com a agenda da CoC/CCB ou na ausência desta no horário da aula. Caso sua disciplina seja do ciclo básico, aplicar de acordo com o calendário de avaliações definido pela CCB.
Não. No entanto, recomenda-se deixar o mínimo de pendências para a fase 3 para não sobrecarregar o estudante ao final do período, durante a fase 3. Lembre-se, há várias formas de avaliar o estudante como testes, trabalhos, projetos e seminários, podendo ser em grupo ou individual, não se limitando apenas ao método de avaliação do tipo prova.
Não. Não é necessário aguardar o período das próximas avaliações. O professor pode, tendo conversado com a turma e tendo a concordância da CoC/CCB, aplicar as demais avaliações para finalizar a disciplina.
Não. Não será permitida nenhuma atividade presencial inclusive avaliação presencial na fase 2. As disciplinas que considerarem indispensável aplicar avaliações presenciais devem aguardar a fase 3, quando do retorno das atividades presenciais.
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FAQ da Fase 1
(atualizado 01/04/2020)
1. A Poli vai parar?
Não. Pararam as aulas presenciais. Os cursos seguem em frente, com as adaptações necessárias. A Poli manterá toda a comunidade politécnica atualizada sobre as questões de graduação através deste FAQ. Estas informações serão constantemente atualizadas.
2. Até quando vai o período letivo?
3. Como a Poli está planejando este período letivo?
A Poli, com base nas diretrizes COVID-19 da PRG e demais orientações do Estado, identificou três fases para este período letivo. A fase 1 e a fase 2 estão compreendidas dentro do período de Pandemia em que há medidas de isolamento social e a fase 3 em que há o retorno às atividades presenciais dentro da universidade.
A Fase 1 visa disponibilizar acesso à internet e computadores ou similares a todos os estudantes da Poli. A previsão da Diretoria é que isso ocorra até o início de maio. Nesse período, a orientação é não estabelecer prazo final para entregas de atividades ou realizar avaliações para fins de nota dentro deste período. Caso o docente identifique que isto é imprescindível, ele deve encaminhar uma solicitação à CoC ou à Comissão do Ciclo Básico (CCB) para obter a autorização. Também, nessa fase, o controle de frequência deve ser exercido com extremo cuidado, pois estudantes sem acesso ou com restrição de acesso às atividades online não podem ser prejudicados. Todos que puderem contribuir com equipamentos (desktop, notebook, tablet) entrem em contato com a Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP).
Fase 2, ainda no período de Pandemia, mas com todos os estudantes em condições de acessar o material disponibilizado online e também aulas ou conferencias online, onde pode-se solicitar a entrega de trabalhos (e outros meios de avaliação) de forma online. Note que isso deverá ser feito de maneira a garantir a segurança e a rastreabilidade do processo avaliativo. Provas, no sentido tradicional que as fazemos (iguais a todos os estudantes), quando aplicadas online são facilmente fraudadas, prejudicando os demais estudantes. Por precaução, a Diretoria da Poli estabeleceu que durante a Fase 1 e a Fase 2 esse tipo de prova não poderá ser aplicado.
Fase 3, após o período de pandemia as avaliações poderão ser feitas por meio de provas tradicionais. O planejamento e o cronograma de provas serão realizados pela CCB ou pela CoC do seu curso.
4. Sou estudante de graduação da Poli, mas tenho acesso limitado à internet, o que devo fazer?
5. Meu professor está aplicando testes online e solicitando entrega de trabalho para avaliação durante a Fase 1. O que devo fazer?
6. Sou professor e considero que é imprescindível em minha disciplina aplicar avaliações para nota e controlar a frequência em todas as atividades (aulas online, entrega de trabalhos, etc.). Estou em desacordo com as orientações da Diretoria durante esta Fase 1?
7. Qual é o horário das aulas?
8. A frequência às aulas online é obrigatória?
9. A Semana Santa terá aulas online?
10. Existe alguma sugestão de como aferir a frequência?
11. Como os estudantes farão a entrega das atividades?
12. Sou professor, não sei como usar o e-Disciplinas (ou AVA similar), o que devo fazer?
13. Qual software devo utilizar para dar a aula online?
14. Sou professor, posso usar meus slides em uma aula online?
15. Posso usar aulas gravadas?
16. É obrigatória a gravação da aula online?
17. Onde posso deixar minhas aulas gravadas?
18. Além das atividades online, teremos atividades extraclasse?
19. Como ficam as disciplinas de laboratório?
20. As provas presenciais serão mantidas?
21. E os estágios, serão permitidos? Serão cobrados dos estudantes?
22. Intercâmbios (duplo diploma e aproveitamento de créditos)
23. A CG pensou em alguma forma de compartilhamento de experiências com cursos online?
24. As aulas online serão iguais às aulas presenciais?
25. O que é uma aula invertida?
26. Quais são os contatos dos coordenadores de cursos da Poli e representantes discentes?
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